• A ESCOLA INCLUSIVA: A ARQUITETURA DO ESPAÇO EDUCACIONAL E SEUS IMPACTOS NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA retornar à pesquisa
  • Autor Vanessa da Silva Oliveira
  • Ano 2022/1
  • Localização -22.8291684, -43.0557019
  • Resumo

    O trabalho dedicou-se ao estudo sobre como a dinâmica do ambiente escolar pode impactar no desenvolvimento social e cognitivo das crianças, especificamente as com Transtorno do Espectro Autista. A partir do entendimento de suas sensibilidades e especificidades, bem como do cenário educacional da atualidade, foi possível traçar diretrizes projetuais e desenvolver o projeto arquitetônico de uma escola de educação infantil, levando em consideração aspectos da neurociência aplicada à arquitetura, para promover uma experiência inclusiva e acolhedora aos usuários do espaço, compreendendo que a arquitetura é capaz de proporcionar ao indivíduo diferentes sensações fisiológicas e psicológicas.


Universidade Federal do Rio de Janeiro - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Midiateca FAU/UFRJ 2019 ® | Todas as imagens protegidas por direitos autorais.